2012/11/03

Resenhas: Guritiba VI

A sexta edição do festival Guritiba aconteceu ontem a noite no bar TNT. O evento reuniu as bandas Anti-Corpos, Rabo De Galo, Teu Pai Já Sabe e Traditional Disorder e ofereceu aos presentes um debate de título Misoginia e Sexismo no Hardcore.

O primeiro grupo que subiu ao palco foi o trio Rabo De Galo. Liderado pela voz e as quatro cordas de Taís,  o baterista Chritiano e o guitarrista Ricardo abriram o show com a interpretação da música Holiday In Cambodia, original de uma de suas maiores influências, Dead Kennedys. Além desse hino do punk rock, o  trio tocou canções originais como Apodrecendo Na Sarjeta, Juventude Sem Futuro, Overdose De Nicotina e Psicopata Metropolitano, cujos títulos introduzem o conteúdo de suas estrofes e versos. O volume do microfone de Taís apresentou alguns problemas nas primeiras músicas e que foram rapidamente solucionados pela equipe responsável pelo som. Na segunda metade do show, o grupo homenageou Johnny Cash ao interpretar duas de suas mais conhecidas músicas, Ring Of Fire e Folsom Prison Blues.

Faixas

01 Holiday In Cambodia (Dead Kennedys)
02 Apodrecendo Na Sarjeta
03 Juventude Sem Futuro
04 Overdose De Nicotina
05 Psicopata Metropolitano
06 California Übber Alles
07 Puta Que O Pariu
08 Ring Of Fire (Johnny Cash)
09 Folsom Prison Blues (Johnny Cash)
10 To Drunk To Fuck (Dead Kennedys)
11 Amedrontar E Abater

Os skatistas da Traditional Disorder deram sequência ao festival e interpretaram todas as canções de seu setlist. O segundo guitarrista, Tuta, ainda não se recuperou totalmente de uma operação feita em seu braço e não pode tocar seu instrumento durante o show. Mesmo assim, ele apoiou seus colegas de banda e até cantou duas de suas músicas. O público presente já era numeroso e formado por cerca de 60 pessoas. Parte desses eram amigos que já conheciam o quinteto e outros ouviram as músicas da Traditional Disorder pela primeira vez. O grupo foi finalmente abençoado pelo destino e nessa ocasião não houve nenhum problema técnico durante sua performance. O único ponto negativo foi quando o futuro sociólogo Danilo, vulgo Paulista, quebrou seu baixo no fim do show. A alça arrebentou minutos antes e após a interpretação da última canção ele terminou o serviço arremessando seu instrumento contra a caixa. Mesmo assim, a Traditional Disorder deixou o palco satisfeita e comentou que esse foi seu melhor show no bar.

Faixas

01 What You Say
02 Believe
03 Or Be Free
04 Smoke
05 Why Skate?
06 I Don't Give A Fuck
07 Institutional Of.Traditional Disorder
08 Sacred Gold
09 Only Weak Fall

Todas as apresentações musicais foram ótimas e agradaram ao público presente mas a atividade mais importante de todo o Guritiba VI foi o debate. Por volta das 19:30 as bandas Anti-Corpos e Teu Pai Já Sabe formaram um círculo na pista de dança com a ajuda de todos os presentes. Seus membros iniciaram a discussão com um breve histórico de sua participação nas cenas hardcore, no movimento punk e os problemas que enfrentaram desde sempre e continuam enfrentando: desrespeito, homofobia, sexismo, violência verbal e física, entre outros. No começo, o microfone intimidou os presentes mas com o passar do tempo várias pessoas contribuíram com seus comentários e diferentes pontos de vista.


Vários casos de violência física contra a mulher foram relatados, inclusive o mais recente que aconteceu no meio anarquista e libertário. Além disso, o comportamento dos homens e das mulheres nos shows de hardcore e punk rock foi motivo de contenda por causa da frequente dominação masculina, por exemplo, na hora da dança ou também o número ínfimo de garotas que tocam em bandas. O desrespeito aos casais de lésbicas e homens homossexuais também foi citado como algo frequente. Um dos pontos abordados foi a escolha de bandas para o festival que gerou diversos conflitos no dia que antecederam o evento. Boa parte dos presentes afirmaram que não tocariam no mesmo lugar que um grupo que  transmite a misoginia em seu vídeo-clipe. Os que não participaram do debate ficaram no bar e bebendo cerveja e atrapalharam o debate por causa do volume de suas vozes. O debate foi interrompido pela organização do evento em respeito ao cronograma e as pessoas que queriam assistir aos shows das bandas seguintes mas o Selo Guritiba disponibilizou alguns minutos após os últimos shows para aqueles que quisessem dar continuidade a essa importante  conversa.


Após a conversa que durou uma hora, o quarteto Teu Pai Já Sabe? subiu ao palco para afinar seus instrumentos. Minutos depois, o grupo queer (o único em atividade no Brasil) abriu seu show com a música Queer. Esse foi mais um show cheio de alegria e comentários engraçadíssimos e mais do que relevantes do guitarrista Carlos, vulgo 7 Metros. A banda teve tempo suficiente para interpretar todas as canções que escolheu para a noite, algumas já conhecidas do público curitibano (e que estão se tornando hinos a cada show) e outras que foram tocadas ao vivo pela primeira vez, entre elas Numa Só Voz e Roube Sua Liberdade. O vocalista Carlos, vulgo Mamá, agradeceu ao convite do Selo Guritiba e manifestou sua felicidade por tocar no mesmo evento que uma banda como a Anti-Corpos, cuja mensagem é libertária assim como a do quarteto que também escreve estrofes e versos sobre a luta contra o preconceito sexual. Antes de tocar a canção Vá de Bike, Mamá convidou o amigo Chico para tocar baixo no lugar de Felipe. Quando este ficou doente e não pôde viajar para São Paulo e participar do evento Liga Juvenil Anti-Sexo, aquele assumiu as quatro cordas e tocou com a Teu Pai Já Sabe? no último dia do evento. O equipamento de som disponível deu conta do recado e permitiu que o público aproveitasse um show com alto de nível de qualidade. Dessa maneira, todos puderam acompanhar o quarteto em suas músicas e dançar na pista. Quando alguns se exaltaram um pouco no círculo, Mamá afirmou que a Teu Pai Já Sabe? não é uma banda de moshcore e pediu para que não houvesse nenhum tipo de violência por parte dos que dançavam. Pedido feito, pedido aceito. O festival Guritiba VI felizmente não teve nenhum caso de discriminação, violência física, verbal ou piadinhas de mal gosto.



Faixas 

01 Queer 
02 Vida de Mentiras 
03 Tuff Guy 
04 Numa Só Voz 
05 Roube A Sua Liberdade 
06 Desejos 
07 Vá De Bike 
08 Cuida Da Tua Vida 
09 Deixado Para Trás 
10 Punk Rock Também É Pra Viado 
11 Dono Da Verdade
12 Teu Pai Já Sabe?

A banda paulista Anti-Corpos subiu ao palco as 21:40 e fechou o festival Guritiba VI com chave de ouro. O show de Adriessa (Glorious Bonds, Larusso), Brunella, Helena (Siete Armas), Rebeca e Veri durou cerca de 40 minutos e foi o mais energético de todo o evento. Os discursos da vocalista foram recorrentes nos intervalos das músicas. Ela explicou os temas abordados nas estrofes e versos e também agradeceu a oportunidade de dividir o palco com uma banda como a Teu Pai Já Sabe?. Essa apresentação foi mais uma prova de que as meninas devem e poder ter espaço na(s) cena(s) hardcore, no movimento punk e na sociedade como um todo. Para isso, as garotas precisam se organizar e lutar contra todo o tipo de dominação, opressão, preconceito e violência imposto nesses lugares. Mesmo um pouco cansado, o público presente permaneceu no bar e acompanhou os berros de Rebeca, principalmente no refrão de Apoia Mútua:

Não preciso de mais um otário falando o que eu posso ou não fazer.
Nem das mina que reproduz a passividade que nos ensinaram a ter.
Quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede! 
1, 2, 3! Meninas para frente!

Além dessa música que é um convite ao sing along, as meninas interpretaram autorais cujos assuntos abordados são o aborto, alienação, consumismo, machismo, misoginia e união entre os que se interessam pelo feminismo. Os presentes puderam ainda ouvir duas músicas que ainda não foram gravadas: Mutilada e Sem Título.


Faixas

01 Introdução
02 Brincando de Igualdade
03 Julgamento
04 6 Minutos
05 Alvo Da Loucura
06 Apoia Mútua
07 Mãe Solteira
08 Guerras
09 Mutilada
10 Sem Título
11 Meia Bola
12 Pró-Escolha

Após a performance do quinteto aconteceria o debate com o título Exploração e Opressão da Mulher na Sociedade de Classes por Karen Capelesso. A atividade foi cancelada pela organização do evento devido ao cansaço do público presente e alguns imprevistos que a proponente teve durante o dia. Ela foi avisada sobre a decisão do Selo Guritiba e concordou em adiar o debate para uma outra ocasião.

Os grupos Ribas On The Rocks e Vou Cuspir No Seu Túmulo se apresentariam na sequência do festival mas desistiram de tocar dias antes do evento e comunicaram a organização do Guritiba VI. O selo aceitou a decisão, entende a postura das bandas e não fará mais nenhum comunicado sobre as discussões ocorridas na rede social Facebook pois isso de nada acrescentará ao evento que, além de reunir 100 pessoas e bandas de qualidade indiscutível e mensagem de extrema relevância para a(s) cena(s) como a Anti-Corpos e a Teu Pai Já Sabe?, além de um debate tão produtivo como o que aconteceu na metade do evento.

As fotos foram tiradas e cedidas gratuitamente por Shernobyl. Clique aqui e conheça seu trabalho

Nenhum comentário: